sábado, 26 de novembro de 2011

Uma Riqueza Limitada

Água

Composta por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio, formando a molécula H2O, a água é a principal substância para a manutenção da vida de todas as espécies. Ela corresponde a aproximadamente 70% da superficie terrestre, podendo ser encontrada em três estado: físico, gasoso e sólido.
Apesar da abundância de água no planeta Terra, é importante ressaltar que esse ecurso natural deve ter seu uso racionalizado, visto que sua quantidade e qualidade estão sendo afetadas drasticamente em virtude das ações humanas, sobretudo pelas atividades industriais, expanção urbana, agricultura, mineração, etc.
O Brasil é um país  privilegiado no que diz respeito á quantidae de água. Sua distribuição, porém, não é uniforme em todo o território nacional.
Os rios e lagos brasileiros vem sendo comprometidos pela queda de qualidade da água disponivel para captação e tratamento, como por exemplo os rios da regiao amazonica e no Pantanal já apresentam contaminação plo mercúrio, metal utilizado em garimpos clandestinos. E nas grandes cidades esse comprometimento da qualidade é por causa, principalmente, de despejos domésticos e industriais.
Os corpos d'água são entes vivos. Eles conseguem se recuperar, mas possuem um limite. Portanto, é muito importante que a população esteja conciente de que é preciso disciplinar todo tipo de uso e ocupação dos solos das bacias hidrograficas, principalmente das bacias cujos cursos de água formam os mananciais que abastece a população.
É importante uma mudança de habitos para preservar o bem mais valioso do planeta:
  • Fechar a torneitara enquanto escova os dentes;
  • Reduzir o tempo durante o banho;
  • Acabar com o pinga pinga da torneira;
  • Reduzir o consumo doméstico da água potável;
  • reaproveitar a água para eralização de outas atividades;
  • Não lavar as calçadas utilizando água potável;
  • Nunca jogar LIXO nos rios, lagos e mares.
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário