sábado, 26 de novembro de 2011

Uma Riqueza Limitada

Água

Composta por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio, formando a molécula H2O, a água é a principal substância para a manutenção da vida de todas as espécies. Ela corresponde a aproximadamente 70% da superficie terrestre, podendo ser encontrada em três estado: físico, gasoso e sólido.
Apesar da abundância de água no planeta Terra, é importante ressaltar que esse ecurso natural deve ter seu uso racionalizado, visto que sua quantidade e qualidade estão sendo afetadas drasticamente em virtude das ações humanas, sobretudo pelas atividades industriais, expanção urbana, agricultura, mineração, etc.
O Brasil é um país  privilegiado no que diz respeito á quantidae de água. Sua distribuição, porém, não é uniforme em todo o território nacional.
Os rios e lagos brasileiros vem sendo comprometidos pela queda de qualidade da água disponivel para captação e tratamento, como por exemplo os rios da regiao amazonica e no Pantanal já apresentam contaminação plo mercúrio, metal utilizado em garimpos clandestinos. E nas grandes cidades esse comprometimento da qualidade é por causa, principalmente, de despejos domésticos e industriais.
Os corpos d'água são entes vivos. Eles conseguem se recuperar, mas possuem um limite. Portanto, é muito importante que a população esteja conciente de que é preciso disciplinar todo tipo de uso e ocupação dos solos das bacias hidrograficas, principalmente das bacias cujos cursos de água formam os mananciais que abastece a população.
É importante uma mudança de habitos para preservar o bem mais valioso do planeta:
  • Fechar a torneitara enquanto escova os dentes;
  • Reduzir o tempo durante o banho;
  • Acabar com o pinga pinga da torneira;
  • Reduzir o consumo doméstico da água potável;
  • reaproveitar a água para eralização de outas atividades;
  • Não lavar as calçadas utilizando água potável;
  • Nunca jogar LIXO nos rios, lagos e mares.
     

Enquete para desenvolvimento do blog

Você entendeu as matérias publicadas no blog?

As matérias podem te ajudar a enterder melhor sobre os temas?

Você teve facil acesso ao blog?

Por favor deixe seu comentário sobre o blog, a partir dessas perguntas.

Obrigado.

Ciclo do Nitrogênio



Encontrado no ar em uma proporção de 78,09%, o nitrogênio (N2) é indispensável á formação de aminoácidos que constituem as proteínas, porém os organismos superiores o absorvem diretamente do ar.
O nitrogênio proveniente das células dos seres vivos é decomposto no solo ou nos rios passando de orgânico a inorgânico, sob a ação das bactérias decompositoras ou através do sistema de excreção dos próprios seres superiores. O nitrato é mais utilizável como nutriente pelas plantas verdes, ainda que as outras formas de nitrogênio possam ser usadas por diferentes organismos completando o ciclo.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Ciclo do Carbono e Oxigênio

    O carbono é um elemento químico de grande importância para os seres vivos, pois participa da composição química de todos os componentes orgânicos e de uma grande parcela dos inorgânicos também. Para equilibrar o processo de respiração, o carbono é transformado em dióxido de carbono.
    Removido da atmosfera pela fotossíntese, o carbono do CO2 incorpora-se aos seres vivos quando os vegetais, utilizando o CO2 do ar, ou os carbonatos e bicarbonatos dissolvidos na água, realizam a fotossíntese. Dessa maneira, o carbono desses compostos é utilizado na síntese de compostos orgânicos, que vão suprir os seres vivos.Os oceanos também são grandes reservatórios de gás carbônico realizando uma troca constante deste com a atmosfera em um processo recíproco e contínuo.



O ciclo do oxigênio esta inteiramente ligado ao ciclo do carbono,durante a fotossintese, os organismos retiram carbono do ambiente e desprendem oxigênio.
 A principal forma de produção do oxigênio é a fotossíntese realizada por todas as plantas clorofiladas e algumas algas. A fotossíntese é um processo pela qual as plantas transformam água e gás carbônico na presença de luz e clorofila em compostos orgânicos bem mais energéticos e oxigênio.

Ciclo da água

A água é um bem comom, além de ser indispensáel a todas as formas de vida. As águas contidas no planeta terra constituem a hidrosferae essa coresponde a parte liquida que se encontra em diversas partes, como oceanos, mares, rios, lagos, geleiras além da atmosfera. Isso cobre cerca de 70% da superficie da Terra.
      
      Distribuição de água na hidrosfera:
  • Oceanos 97,2%
  • Geleiras e calotas de gelo 2,15%
  • Água no subsolo 0,62%
  • Águas superficiais ( rios, lagos) 0,029%
  • Água na atmosfera 0,001%
O processo que dá ao ciclo da água ocorre em todos os estados físicos, para conceber esse fenômeno é preciso que outro elemento provoque, onde nesse caso é proocado pela irradiação solar.


Ciclos Biogeoquímicos


Os ciclos representam a movimentação natural de elementos químicos no ecossistema entre os seres vivos e o meio ambiente. Dos 13 elemento químicos conhecidos, sabe - se que 30 a 40 são necessários a vida.
Eles são classificados em 3 tipos básicos:
Ciclos gasosos, ciclos sedimentares e ciclos mistos; são os ciclo do nitrogênio e ciclo do oxigênio; ciclo do fósforo; ciclo da água, ciclo do carbono e ciclo do enxofre respectivamente.   
Com a morte de um organismo a ´matéria que o compõe é decomposta por agentes e seus elementos químicos retornam ao meio ambiente, sendo reaproveitados por outros organismos.